APRESENTAÇÃO




O Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica é um evento promovido pelo DIVERSO – Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, na Universidade do Estado da Bahia –UNEB, a partir da Linha de pesquisa  Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador. O DIVERSO vem produzindo suas pesquisas dando ênfase as discussões sobre políticas de formação docente, diversidade cultural e as práticas na educação básica  promovendo essas discussões na formação de jovens,  na educação do campo, no ensino médio profissional, na iniciação à docência, como exemplos.
Este evento teve sua primeira edição nos dias 14 e 15 de outubro de 2013, realizado no Campus I da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, cuja discussão transcorreu em torno da Profissão docente na contemporaneidade que buscou promover a discussão acerca da Profissionalização docente nos diversos espaços educativos que compõem a Educação Básica na contemporaneidade. A segunda edição foi fruto da ação oriunda dos debates feitos acerca das políticas públicas e das redes colaborativas e formativas da Educação Básica. Para isto, tomou-se nesta edição o tema Políticas, Práticas e Formação para aprofundar as discussões que transversalizavam as pesquisas que tratam da Educação Básica e suas especificidades.
Para a terceira edição definimos o tema Diferenças e desigualdades  no cotidiano escolar por considerar fundamental possibilitar espaços de socialização de pesquisas, discussões e experiências  pedagógicas que possam articular igualdade e diferenças que atravessam os diferentes espaços e tempos da formação docente. Assim, o evento inspira-se nos cenários que se desenham no âmbito nacional de alteração e/ou de aprofundamento das políticas públicas educacionais que são apresentadas pelo novo Plano Nacional de Educação, nas Bases Nacionais Comuns Curriculares, pelas políticas afirmativas, entre outros.
O III Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica  será realizado no período de 07 a 09 de junho de 2017, na  Universidade do Estado da Bahia – UNEB, através do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, contando o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade – PPED e com  a participação de pesquisadores(as), professores(as) da educação básica e estudantes de diversos estados brasileiros.